Faculdade de Medicina da UFRGS

Carta sobre Ramiro Fortes Barcellos

Urge uma decisão sobre Ramiro Fortes Barcellos. Tua cartinha deixou-me inquieto. Tomei vôo. Tomei o vulto. Tomei o pulso. Tomei o pé. E tomei às de villadiogos! É verdade. Montei a cronologia da sua vida. mais de 70 itens. Cada um poderia ser um livrão. Descobri toda sua infancia, no interior de Cachoeira do sul, onde bebeu as historias do Tio Lauterio, instersticio gauchesco do Antonio Chimango. Daí em diante seria "Ab hoc et Ab hac" (discurso incoerente).
Pois resumindo itens. Ramiro esteve em Paris visitando Pasteur, descobridor da causa bacteriana das doenças. Sepultou o positivismo. Não acreditavam nas bactérias e perseguiam os crentes. A posição de Ramiro é um misterio nesta questão, só lendo seus editoriais na " A Federação", Talvez conseguisse explica-lo. Visitou na França o famoso cirurgião Lister, um dos grandes do seculo dezenove usava cloroformio e eter nas suas operações. E a posição de Ramiro um segredo a desvendar. Foi provedor eleito da Santa Casa, numa eleição , entre os membros do Conselho da Instituição, briguenta, pública, entre a maçonaria e o catolicismo. Em plena epoca da Questão Religiosa com a Monarquia, no final do Segundo Imperio. Na Constituição Republicana de 1891, como deputado federal, discutiu acerbamente com Ruy Barbosa sobre assuntos financeiros. Em relação aos indios defendia a posição do General Julio Argentino Rocca, duas vezes presidente (1893-1914), esmagou os indios da Patagonia e colocou na região ubérrima criadores de gado vacum e ovinos. Ramiro renunciou a senatoria em 1906 e foi regenciar as grandes obras do capitalista americano Percival Farqhuar, ganhara as concorrencias sob a batuta do Ministro de Obras Lauro Muller. Farqhuar foi considerado "the last interprenner of South American". Construiu a Madeira-Mamoré, e os portos de Rio Grande, e Porto Alegre e sua grande obra a ferrovia São Paulo-Rio Grande. A ferrovia atravessou á area contestada entre SC e Pr. foi um dos fatores desencadeantes da Guerra do Contestado, face as retiradas do exército e
retomada a luta várias vezes. O americano conseguira no contrato a concessão de 12 kms de cada lado para colonização. Ele não a fez. Montou uma enorme serraria, a maior do mundo, em Tres Barras, no Paraná, no meio dos pinheirais, e importou todo o maquinario frances Petit-Tissot, para desdobrar em tábuas. Os caboclos chamavam as máquinas de "petiça", pela fonia da pronuncia . Ramiro tambem gerenciou a grande pedreira em Morro Redondo no municipio de Pelotas, onde montaram uma pequena ferrovia para transportar as enormes pedras, construindo os molhes. Aumentando a correnteza e afundando o canal. E a barra perdeu o querer. Borges soube de algumas irregularidades em sua gerencia e chamava-o de ambicioso e rebelde ou coisas semelhantes. E, em 1912 Ramiro queria novamente ser candidato a senador, mas Borges e Pinheiro Machado vetaram. A vingança de Ramiro foi escrever o "Antonio Chimango", poemeto campestre, em 1915. Mas um grande capitulo de sua vida foi o compadrio entre Venancio Aires, emigrado paulista em Santo Angelo, cunhado de Pinheiro Machado de São Luis e os Castilhos de Cruz Alta. Foram os troncos paulistas, do inicio tropeiros, mas formados em Direito e advogaram e politicaram no RGS. Esta é uma história pouco contada. Venancio diretor da "A Federaçã0". Ramiro ainda se destacou escrevendo os famosos "trioles" e outras prosas. Com a fartura de documentação , ler e classifica-la. A gaja da biblioteca aterrou na mesa as enormes encardenações dos jornais antigos. Impertigou-se. Olhou-me em look à f......, Fiquei terso. Retirando-se. Altaneira e impertigada. Entendi o trabalho. Imagine se voltarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário